top of page

I Seminário Internacional 

de Populações em Vulnerabilidade

 
16-17 Nov 2016 | Brasília | DF | Brasil
​
Local de realização | ADUnB
Associação dos Docentes da Universidade de Brasília
Av. L3 Norte - Campus Universitário Darcy Ribeiro
​
Inscrições gratuitas 

​

O I Seminário Internacional de Populações em Vulnerabilidade acontecerá nos dias 16 e 17 de novembro de 2016, no Centro Cultural ADUnB, no campus Darcy Ribeiro. Pensado a partir da perspectiva da saúde coletiva, ele pretende ser um fórum de discussões relativas ao panorama atual das populações vulneráveis.

​

O evento marcará o lançamento oficial do Portal do Observatório de Saúde de Populações em Vulnerabilidade. O tema é “Vulnerabilidade: contexto nacional e internacional” e abordará a produção dos processos em saúde e doença no contexto da sociedade de risco, tocando com mais profundidade a vulnerabilidade em saúde, no contexto local (DF) e internacional, a vulnerabilidade dos jovens e adolescentes, mulheres portadoras de deficiência e a relação direito em saúde/vulnerabilidade. Direcionado aos alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área da saúde, bem como toda a sociedade interessada nas questões da desigualdade social.

 

O Observatório de Saúde de Populações em Vulnerabilidade (OBVUL/NMI/UnB) conta com a parceria da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS/MS) - Departamento de Atenção Básica (DAB), da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH), do Decanato de Extensão (DEX/UnB), do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC/UnB) bem como da Diretoria da Diversidade (DIV/DAC/UnB) e da UnB TV.

​

ACESSE O PROGRAMA

I Seminário Internacional de Populações em Vulnerabilidade

16 e 17 Nov 2016
​
Brasília - DF
Mapa

Sobre o Observatório de Saúde de Populações em Vulnerabilidade | ObVul

A promoção da saúde deixou de ser reduzida ao tratamento e a prevenção de doenças de origens orgânicas e passou a ser considerada como o oferecimento de meios que possibilitassem a população desenvolver ao máximo sua saúde potencial.  Por isso, torna-se de fundamental importância a implantação de um espaço virtual que possa sistematizar o conhecimento, os dados e informações que subsidiem as políticas voltadas as populações vulneráveis. 


Dentre os grupos nesta situação, existem vários aspectos e estratos a serem analisados. No caso especial da saúde, um campo social que reflete a desigualdade da sociedade, observa-se que diversos grupos sociais se encontram em especial condição de exposição, como podemos inferir dos indicadores epidemiológicos.


Valorizaremos a prevenção dos agravos à saúde por meio de pesquisas com foco nestas populações em situação de vulnerabilidade.

 
Desta forma, o Observatório de Saúde de Populações em Vulnerabilidade -ObVul tem como objetivo o monitoramento e acompanhamento das várias formas pelas quais as políticas voltadas às populações vulneráveis são implementadas e seus impactos na saúde destes segmentos. O Observatório busca a integração de pesquisadores, gestores públicos, estudantes, participantes de ONGs ligadas ao tema, em uma rede consistente e sistêmica, como forma de dar visibilidade às informações sobre as condições de saúde, das políticas de Estado, dos dados existentes sobre essas populações e sobre suas condições de vida.

About
The Conference

Local do Evento

​

ADUnB | Associação dos Docentes da Universidade de Brasília | Centro Cultural da ADUnB
Av. L3 Norte | Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A

 

 

 

​

bottom of page